Sinjorba e Arfoc receberão denúncias de agressões a profissionais de imprensa

Marjorie Moura
Carlos Augusto

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc-Bahia) vão acompanhar nesta quinta-feira, dia 27/06 e no domingo, dia 30/06, as manifestações da população baiana exigindo mudanças politicas e de administração pública, para avaliar a postura da Polícia Militar diante do trabalho dos profissionais de imprensa na cobertura.

O Sinjorba participou juntamente com OAB-Bahia e Associação Baiana de Imprensa de reunião realizada na última terça-feira, dia 25/06, com o governador Jaques Wagner quando a representação sindical expôs os constantes conflitos ocorridos nos últimos anos entre jornalistas e policiais, que resultaram em práticas de abuso de autoridade, prisões, intimidações e ameaças de agressão física.

Ao longo dos anos, a direção do Sinjorba encaminhou documentos com denúncias sobre estes fatos ao comando da PM e à Secretaria de Segurança Pública, mas se ocorreu algum tipo de apuração, não houve resposta ao Sindicato, aos jornalistas e à sociedade. Diante dos fatos expostos, o governador Jaques Wagner, que determinou investigação dos fatos ocorridos contra jornalistas na manifestação do dia 22/06, solicitou que, caso ocorram novos incidentes, a comunicação encaminhada para as representações policiais sejam encaminhadas com cópia para a governadoria.

As entidades pedem aos jornalistas que estaram realizando cobertura das manifestações que mantenham identificações visíveis como roupas personalizadas da imprensa e crachás.